Pão de Sardinhas e uma Parceria

Lembro-me de comer sardinhas em lata, era ainda uma criança, no tempo em que as latas ainda não eram de abertura fácil e traziam uma pequena "chave" para abrir. Basicamente tínhamos de enrolar a tampa minuciosamente com a chave, e ter cuidado para não verter o azeite. Depois vinha o momento de degustação. A bela da sardinha em azeite ou molho de tomate, numa fatia de broa acabada de cozer em forno de lenha. Uma pequena maravilha.

E foi quando recebi, da empresa de conservas Pinhais & Companhia Lda., algumas das suas deliciosas iguarias, que imaginei logo aquele delicioso sabor das sardinhas no pão. Como os tempos são outros e eu não tenho forno de lenha, decidi criar de raíz delicioso Pão de Sardinhas, que ficou fofo e muito saboroso, ou não fossem as sardinhas em conserva aqui usadas de extrema qualidade.

O Sweet Gula inicia assim uma parceria com a empresa Pinhais & Cª Lda., empresa esta que foi fundada em 1920 e utiliza o mais fresco peixe, bem como azeite puro de oliveira e tomate de elevada qualidade. Garante, através de método tradicional próprio, valores e trabalho de toda a sua equipa, produtos de acrescido valor e qualidade.


Ingredientes:
| 130 ml de leite
| 20 gr. de fermento de padeiro fresco
| 1 c. (chá) de açúcar amarelo
| 1 c. (chá) de sal
| 1 ovo
| 300 gr. de farinha sem fermento
| 1 cebola pequena
| 1 tomate maduro
| 1/4 pimento verde
| 20 gr. de azeite
| pimenta q.b.
| alecrim fresco

Método Tradicional:
Numa taça, coloque a farinha, com o fermento e o açúcar. Faça um buraco no meio e vá acrescentando aos poucos o leite, enquanto amassa com as mãos. Adicione o sal e o ovo batido e continue a amassar, até obter uma massa branca, homogénea e esta despegar das mãos. Retire a massa para um recipiente, tape com um pano e deixe levedar durante 1 hora.
Entretanto pique a cebola, o tomate e o pimento. Adicione o azeite e misture bem. Reserve.

Método Thermomix-Bimby:
No copo coloque o leite, o fermento e o açúcar. Programe (1,30min/37ºC/vel1). Adicione a farinha, o sal e o ovo e amasse (2min/vel Espiga). Se achar necessário, acrescente mais umas gotas de leite, ou uma pitada de farinha, conforme a massa esteja mais ou menos seca. Retire a massa para um recipiente, tape com um pano e deixe levedar durante 1 hora.
Entretanto prepare o recheio do pão. Coloque no copo a cebola, o tomate, o pimento e o azeite e pique, programando (5seg/vel5). Reserve.

 ...............................................♥♥♥♥♥♥...............................................

Quando a massa estiver levedada, entenda-a com o rolo sobre uma superfície enfarinhada, formando um rectângulo com cerca de 25cm x 30cm. Espalhe por cima o tomate e a cebola picados. Com um garfo, esmague as sardinhas e distribua-as também sobre a massa. Polvilhe com pimenta moída e alecrim fresco, moído. Enrole a massa como se fosse uma torta, faça alguns golpes por cima com uma faca, polvilhe com farinha e coloque algumas folhas de alecrim. Coloque o pão num tabuleiro de forno, forrado com papel vegetal e deixe levedar mais 45 minutos.
Leve ao forno pré aquecido a 200ºC durante 20 minutos.
















24 comentários:

  1. Ai Célio... que maravilha! Depois de comer uma saladinha ao almoço "encaro" com isto e deu-me cá uma fome! :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Mª João! Então para te vingares da salada, que tal um pãozinho destes ao lanche?! É tão bom! ;)

      Beijinho. ;)

      Eliminar
  2. Que pão fantástico! Hum... eu já era servida!
    Fiquei com muita vontade de experimentar...mesmo muita!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Paula! Experimenta que vale a pena. Dá uma excelente entrada, é óptimo para o lanche, ou mesmo para levar num piquenique. ;)

      Beijinho.

      Eliminar
  3. Parabéns pela parceria e pela excelente forma como celebras o seu começo, o pão está perfeito e podia perfeitamente ser a nossa refeição de fim de semana. Ultimamente come-se muito, por aqui, sardinha em lata com pão. E não há nada como um pão fresco, cheio de sabores e sardinhas de qualidade! :)

    **
    Aida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Aida e ainda bem que gostaste! Eu adoro pão com sardinha e este ficou tão delicioso que é impossível resistir-lhe. Já só há uma fatia. ;)

      Beijinho.

      Eliminar
  4. Olá....
    Muitos parabéns pela a tua nova parceria :)....
    Magnifico e delicioso :D....
    Beijocas
    Leonor

    http://nacozinhadaleonor.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  5. Pois eu também me lembro dessas latas de sardinha! A minha mãe nunca me deixava abrir! Ai que recordações tão boas me trouxestes!
    E esse pão, apesar de estar longe, imagino como deve estar!! Adoro sardinhas, e pelas de lata tenho uma perdição!
    Uma sugestão fantastica para estes meus dias de preguiça!
    :)
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Mena! A minha mão também raramente me deixava abrir as latas, pois era um corte nos dedos garantido. Mas achava piada aquilo. Nunca mais vi dessas latas à venda.
      Obrigado por teres gostado do meu pão e sim, é uma óptima sugestão para um dia de preguiça. ;)

      Beijinho.

      Eliminar
  6. Mas que aspecto tão....tão bom, para aqui um pf :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Olá Célio,

    Parabéns pela parceria, este teu pão está lindo eu adoro sardinhas em molho tomate ainda mais:)

    Deve te ficado muito saboroso

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Vanessa! Sim, ficou mesmo delicioso, este pão de sardinhas. Um verdadeiro petisco. ;)

      Beijinho.

      Eliminar
  8. Olá Célio,
    confesso que não sou grande apreciadora de sardinhas em lata, mas reconheço que estas têm um ar delicioso e acho maravilhoso as embalagens, um estilo gourmet mas vintage, adorei.
    Em relação ao teu pão, mesmo com sardinhas adorei, tem uma ar de focaccia:)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra! As latas da Pinhais & Cª Lda são um must, lindas que até dá pena abrir. ;)

      Este pão é um verdadeiro petisco. Experimenta!

      Beijinho.

      Eliminar
  9. Mas que maravilha Célio, ficou mesmo muito bonito, bjs

    ResponderEliminar
  10. Olá Célio

    Adoro pão de sardinhas, e este está fenomenal, apetece mesmo comer.

    Por esta e outras excelentes sugestões, já me tornei seguidora.

    http://pratocaseiro.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Muito obrigado! Espero mais visitas e obrigado por gostares. ;)

      Bom fim de semana.

      Eliminar
  11. Célio que lindo pão...adorei embora não seja apreciadora de sardinhas!!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado. Muita gente que não aprecia sardinhas! A minha esposa também não é muito apreciadora... até ter provado este pão maravilhoso. ;)

      Beijinho e bom fim de semana. ;)

      Eliminar
  12. Temos conservas fantásticas! Eu sou absolutamente fã!
    Parabéns pela parceria tão boa!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Vera! É mesmo, temos produtos de excelente qualidade e de produção 100% nacional. Eu também gosto muito deste tipo de conservas. ;)

      Beijinho.

      Eliminar