Macarons de Chocolate com Creme de Framboesa


Um dia tinha de acontecer! Sabem aquela receita que vocês andam a adiar há imenso tempo, interiorizando desculpas consecutivas, ora porque o forno não anda bom, ora porque não há tempo, ou porque não temos aquele ingrediente específico, ou ainda porque surgiu uma receita mais interessante para experimentar... eu andava neste dilema com os macarons! Lembro-me de os provar pela primeira vez à cerca de 3 anos, numas férias na Suíça. Confesso que não fiquei fã de imediato, talvez porque não tenha provado um sabor que me agradasse de todo. Mas depois disso já provei outros, noutras ocasiões, e como diz a velha máxima "primeiro estranha-se depois entranha-se", assim se passou comigo. Aos poucos fui começando a gostar destas pequenas beldades que, apesar de terem origem em Itália, é na gastronomia francesa que eles se destacam.
Não é uma receita difícil, apenas exige algum tempo e dedicação. Paciência é a palavra de ordem na sua elaboração, basta não ter pressa e dar o melhor de nós e a receita tem tudo para correr bem. Há ainda um factor muito importante na confeção dos macarons que é, antes de mais, conhecermos bem o nosso forno (e as suas fraquezas!) e conseguirmos perceber o tempo que demoram os macarons a ficarem no ponto, bem como a temperatura mais indicada. Cada forno é diferente, pelo que não convém desistir à primeira tentativa e tentar perceber o que pode ter corrido menos bem. Um ajuste aqui, um truque acolá, um pouco de persistência e de certeza que sairão uns lindos macarons.

Eu confesso que tive sorte. Para além de o meu forno ser relativamente novo e de eu conseguir regular a temperatura digitalmente, calhou a receita correr bem à primeira vez. Tomei-lhe o gosto e fiz 3 tabuleiros de uma vez só. Para primeira receita escolhi os macarons de chocolate, ou não idolatrasse eu este ingrediente e após alguma pesquisa decidi-me pela receita da extrovertida Raíza, autora do blog Dulce Delight (assistam aqui ao vídeo completo desta receita). O recheio, claro, tinha de ser de framboesa, ingrediente que casa tão bem com o chocolate. O resultado, esse está à vista. Apesar de não terem ficado perfeitos (sim, eu sou exigente!) ficaram lindos, crocantes por fora, macios por dentro e quem provou, adorou. É uma receita ainda a ser aperfeiçoada, mas eu gostei tanto que já estou a pensar em novos sabores e quero voltar a repetir esta experiência mais vezes. Se eu consigo, vocês também conseguem, experimentem, pois vai valer a pena.


(receita adaptada do blog Dulce Delight)

Ingredientes:
{para a bolacha - merengue}
| 110 g de amêndoas sem pele
| 200 g de açúcar em pó
| 40 g de chocolate em pó
| 90 g de claras envelhecidas (aprox. 2)
| 1 c. (café) de amido de milho
| 40 g de açúcar granulado
{para o creme de framboesa}
| 200 g de framboesas (usei congeladas)
| 2 gemas
| 5 c. sopa de açúcar em pó
| 1 c. (chá) de amido de milho
| 80 g de manteiga sem sal

{merengue}
Método Tradicional:
Triture as amêndoas num processador ou robot de cozinha durante alguns segundos.
Adicione o açúcar em pó e o chocolate e pulse alguns segundos, apenas para misturar. Reserve.
Pese as claras e comece a batê-las, primeiro a uma velocidade baixa, para que comecem a incorporar ar. Vá aumentando a velocidade e sem deixar de bater adicione lentamente o açúcar granulado.
Continue a bater e adicione o amido de milho. Bata continuamente, agora na velocidade máxima.
O merengue estará pronto quando mergulhar as varas, retirar num impulso e as claras formarem picos firmes.
Peneire a mistura de amêndoa e açúcar para dentro da taça do merengue. Adicione a mistura de uma vez só. Descarte os pedacinhos de amêndoa que ficaram na peneira.
Com uma espátula, envolva delicadamente em movimentos circulares, de cima para baixo, rodando a taça. Faça também alguns movimentos rectos do centro para as laterais, para agarrar toda a mistura seca que esteja na base e continue a envolver em movimentos circulares. A massa está no ponto quando escorrer da espátula tipo lava, ou seja, nem fica toda presa, nem escorre rapidamente.
MétodoThermomix Bimby:
Coloque as amêndoas no copo e triture (10seg/vel9).
Adicione o açúcar em pó e o chocolate e dê 2 ou 3 toques de turbo para misturar. Reserve.
No copo seco e bem limpo coloque a borboleta, junte as claras e bata (3min/vel4). No último minuto adicione através do bocal, o amido de milho e o açúcar, aos poucos.
Peneire a mistura de amêndoa e açúcar para dentro do copo. Adicione a mistura de uma vez só, descartando os pedacinhos de amêndoa que ficaram na peneira.
Programe (15seg/vel Colher Inversa).
 
{preparação dos macarons}
Coloque um bico com cerca de 1cm de diâmetro no saco de pasteleiro. Transfira o merengue para dentro do saco e aperte bem para retirar todo o ar.
Forre um tabuleiro com papel vegetal e cole-o ao tabuleiro, nas extremidades, com bocadinhos de massa.
Segure o saco de pasteleiro na vertical e faça montinhos de massa de cerca de 3,5cm, espaçados cerca de 3m entre eles (se preferir, desenhe vários círculos guia usando um copo, por exemplo). No final coloque um pano na bancada e bata com o tabuleiro, para soltar algumas bolhas de ar que a massa possa ter. 
Deixe a massa repousar num local seco. O tempo de repouso pode variar de 1/2 a 1 hora, dependendo do ambiente e os macarons estão prontos quando, ao tocar com o dedo na massa, ela não fica colada.
Leve o tabuleiro ao forno pré-aquecido (melhor se for ventilado) na posição do meio, a 150º durante 17 minutos (cada forno é diferente, portanto tanto a temperatura como a duração podem ser diferentes. Tente encontrar o ponto certo do seu forno).
Retire o tabuleiro do forno e deixe os macarons arrefecerem por completo. Ao fim de 5 minutos já darão para desenformar, descolando do papel sem problemas.
Quando estiverem completamente frios, recheie com o creme de framboesa.

{creme de framboesa}
Método Tradicional:
Para o creme de framboesa, leve um tacho ao lume médio com as framboesas e vá mexendo até elas começarem a desfazer-se, ou seja ficarem descongeladas.
Transfira as framboesas para um robot e triture-as até ficarem em puré.
Com a vara de arames bata à mão as gemas durante alguns minutos, até ficarem fofas e dobrarem de volume.
Junte o açúcar e bata mais um pouco, até obter um creme esbranquiçado. Adicione o amido e envolva.
Adicione 2 c. (sopa) do puré de framboesas às gemas e bata um pouco para envolver. 
Verta o creme no puré de framboesas e leve ao lume até começar a ferver e engrossar um pouco.
Retire e deixe arrefecer.  
Adicione a manteiga em pedaços e à temperatura ambiente e bata durante 1-2 minutos até o creme atingir a consistência desejada. Reservar até à hora de rechear os macarons.
Método Thermomix - Bimby:
Coloque as framboesas no copo e programe (5seg/vel7).
Com a espátula, baixe o molho que ficou nas paredes do copo.
Adicione os restante ingredientes e programe (7min/90ºC/vel4).
Reservar até à hora de rechear os macarons.




42 comentários:

  1. Ai que aspecto divinal! Devem ser deliciosos. Ficaram perfeitos.

    ResponderEliminar
  2. É daquelas coisas que nem me atrevo a fazer.
    Os teus além de lindos tem uma combinação que adoro, chocolate e framboesa.
    Adorei e fiquei aqui a babar...............
    Boa semana
    bjs

    ResponderEliminar
  3. Ficaram mais do que perfeitos! Fantabulásticos, mesmo! Muitos parabéns! Adoro essas pequenas maravilhas.

    ResponderEliminar
  4. Ando tentada mas ainda não me atrevi.
    Que bonitas fotografias, como sempre. Acho que nunca to disse mas és uma inspiração para mim - aprendo muito a ver fotografias estupendas como as tuas, por isso também te devo um bocadinho da minha evolução, que se nota ao fim de um ano de blog. Bem que merecia um macaron para celebrar :)

    ResponderEliminar
  5. Clap... Clap... Clap!
    Estão tão amorosos e perfeitos, adorei os sabores :)
    Não dá para resistir às fotos...
    Bjinhoos

    ResponderEliminar
  6. Um dia eu também ganho coragem, e se conseguir um resultado tão perfeito como o teu, serei uma mulher muito feliz :)
    Lindos e de sabor esse duo é sempre uma aposta maravilhosa.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  7. Célio, adorei os teus macarons, perfeitinhos!! Parabéns :)

    Eu ainda não me atrevi, uma dia desses faço a minha tentativa, vamos lá ver como corre. (caso não consiga já sei quem me vai dar um workshop ;)

    Beijinho

    ResponderEliminar
  8. Ficaram mesmo lindos Célio, comigo também correu bem à primeira! Tenho que experimentar a tua receita! Eu ainda não consegui editar as minhas fotos, as semanas têm sido muito agitadas e longas! Quando fiz, usei a receita e video da Lorraine.
    Bjinhos

    ResponderEliminar
  9. Lindos lindos Célio :) Eu já ando para me aventurar há que tempos e ainda não me atrevi. Parabéns pela proeza :)

    ResponderEliminar
  10. Ficaram lindos , com uma cor muito apelativa. Para primeira experiência estão ótimos. Confesso que são os recheios que mais me prendem a atenção e o contraste dos teus está fantástico. Ainda não ma aventurei...!!!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  11. Que máximo Célio!!! Ficaram optimos! :) E vês, não custou nada!!! Agora é só experimentar novos sabores e com a prática vão ficando cada vez melhores até passarem a ser um vicio. Eu que o diga! :) A escolha dos sabores é perfeita... boa escolha. ;)

    Beijinhos,
    Sandra

    ResponderEliminar
  12. Srº Gula!!! Você abusou!! Estão top!! Muito nice!!

    ResponderEliminar
  13. Célio, não nos queres contar a verdade?! É que ninguém acredita que tenha sido a tua estreia com macarons! :D :D Estão perfeitos!
    Ao que ouço sobre a delicadeza desta massa ainda não consegui a arriscar, mas fico animada ao ver que te correu assim, fantástico.
    Estão lindos e as fotos cada vez mais inspiradoras ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
  14. Estão maravilhosos, se fosse possível entrar pelo ecrã dentro já tinham desaparecido todos!

    ResponderEliminar
  15. Olá,
    Que aspecto delicioso, gostava tanto de saber fazer, ficaram lindos e tão perfeitos. As fotos estão lindas :)
    Beijinhos
    Paula

    ResponderEliminar
  16. Adoro macarrons... Ficaram com um aspecto delicioso.

    Beijinhos,
    Clarinha

    http://receitasetruquesdaclarinha.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  17. Estão maravilhosos! Gosto muito mas fazer é mesmo para profissionais como tu que têm mãos de fadas!

    ResponderEliminar
  18. Já vou em duas tentativas e ainda não me saíram no ponto! ;)
    Fantástica apresentação! :)

    ResponderEliminar
  19. Bem Célio, que obra de arte, estão perfeitos parecem de pastelaria, lindos.
    Adoro a combinação de sabores, e as fotos tão lindas.
    Um dia ainda me atrevo!!!

    beijinhos

    ResponderEliminar
  20. Pois, pois, os macarrons estão na minha "to do list", mas ainda não cheguei lá. Não sei porquê. Acho que esta tua partilha deu mais um empurrãozinho na minha vontade de os experimentar. Fiquei fascinada com a tua combinação do chocolate com o recheio de framboesa. A cor de ambos ficou tão equilibrada e mimosa. Sei lá, nem sei que te diga mais. Está tudo tão perfeito, desde a receita à apresentação e até à descrição minuciosa do modo de confecionar. 20 valores.
    Beijinhos
    Patrícia

    ResponderEliminar
  21. Magníficos macarons! Magníficas fotos ;)
    Beijinho

    Recanto com Tempero
    http://recantocomtempero.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  22. Estão tão lindos! nem me atrevo a experimentar ! :)

    Maria Helena Gomes

    ResponderEliminar
  23. Nunca fiz, mas tenho imensa curiosidade. Esses ficaram maravilhosos!
    Vou levar a receita para ver se me aventuro um dia destes :)

    ResponderEliminar
  24. Ficaram deliciosas e tão perfeitinhas as tuas macarrons!
    Bjs

    ResponderEliminar
  25. Fantásticos!! de babar a imaginar o sabor....

    ResponderEliminar
  26. Sem dúvida que estão fantásticos!
    Só tenho uma questão a colocar (peço desculpa pela ignorância mas...) o que são claras envelhecidas?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Cláudia,
      Claras envelhecidas são claras que foram separadas das gemas e reservadas alguns dias antes de serem usadas. Para os macarons é aconselhável separar as claras das gemas, no mínimo até 2 dias antes e reservar no frigorifico. Isto é um factor importante para que eles ganhem o "pé" e para que a crosta saia perfeita. ;)
      Beijinho.

      Eliminar
  27. Uau. Os teus macarons são perfeitos.
    Esta é daquelas receitas que eu tenho muito medo de fazer, até já vi à venda tapetes especiais e ainda não tive coragem de comprar.
    As tuas fotos são tão lindas que só consigo imaginar um sabor espetacular.

    ResponderEliminar
  28. Célio, estou aqui a bater palmas!!
    Ficaram perfeitos, ainda me lembro da conversa na Figueira sobre os macarons e os fornos.
    O meu forno é a gás e está desregulado, mas quando apanhar um forno decente esta é uma receita que quero mesmo fazer.
    Os teus estao perfeitos, lindos, e eu já comia uns quantos. Muito bem!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  29. O meu silêncio nem sei se diga que é de "vergonha"!!!
    A verdade é que quando os faço não me entrego a 100%, mas isso é um erro que não volto a cometer. A próxima vez será de corpo e alma, para que possa sentir o teu orgulho :-)
    10 *s master Célio
    Beijinhos macaronados
    C

    ResponderEliminar
  30. Eu acho que é do meu forno!
    A primeira vez que fiz não ficaram lindos, apesar de deliciosos!
    Na segunda ficaram parecidos com umas bolachas, uma verdadeira maravilha, mas sem aspecto nenhum de macarons!
    Mas vou para uma 3ª vez! :)
    Os teus ficaram lindos :)
    Que bons 3 tabuleiros! Já se comeram todos, não?
    Eheh
    Um beijinho e parabéns!

    ResponderEliminar
  31. isso é que é coragem. Acho que nunca na vida vou fazer macarrons, principalmente porque ainda estou na fase do estranhar (e sim, já experimentei vários sabores, lol)

    ResponderEliminar
  32. Eu confesso que gosto de macarons, mas não consigo comer mais do que dois ou três no mesmo dia. Acho que são um bolinho um quanto ou tanto enjoativo. Gosto mais de suspiros... Mas sim, tens razão há sabores fantásticos! Os teus ficaram muito bonitos, da próxima vez mete um na minha caixa o correio :D beijos

    ResponderEliminar
  33. Olá meu querido Célio :))).
    Ficaram maravilhosos e perfeitos estes teus macaroons Célio, pois são tão difíceis de fazer e tão temperamentais!!
    Fiz a 1ª vez num curso de cozinha que fiz em Edimburgo e ficaram os mais lindos da classe. Fiz a mesma receita em casa e saiu um tabuleiro cheio de pasta de amêndoa. Fiz uns de caramelo uma vez e ficaram lindos e depois ainda fiz outros de limão e foi mais um tabuleiro de pasta de amêndoa, por isso sei bem o quão é difícil de acertar mas hei-de tentar de novo, pois hoje vi uma receita que me deixou com vontade de voltar a tentar...
    Absolutamente fabulosa a escolha dos sabores e nota 20 para as fotos que estão cada dia mais maravilhosas e sofisticadas.
    Beijinhos grandes,
    Lia.

    ResponderEliminar
  34. Ficaram simplesmente fantásticos! Eu adoro macarons mas não sei se algum dia me aventuro a fazê-los pois já sei que não devo de conseguir essa proeza. Muitas vezes as receitas mais simples acabam por se tornar as mais complicadas, pelo menos no meu mundo é assim mesmo que funciona! ;)
    Mas quem sabe? Talvez um dia tente só mesmo para ter a certeza...ah ah ah.
    Beijinhos doces.

    ResponderEliminar
  35. Provei um macaron pela primeira vez esta semana e gostei muito!
    Esses estão, sim, perfeitos, e devem ser deliciosos! Parecem bem difíceis de fazer :P

    ResponderEliminar
  36. Segui a receita embora não tenha usado claras envelhecidas. Correu mal... Fiquei triste

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel!
      As claras envelhecidas são um passo importante para que a receita corra bem.
      Quanto ao facto de não ter corrido bem, não fique triste, tente perceber o que pode ter corrido mal (temperatura do forno demasiado alta, tempo a menos no forno, não atingir o ponto certo na preparação da massa, etc) e volte a fazer. Certamente que irá correr melhor desta vez. Desistir é que não. ;)
      Um beijinho.

      Eliminar
  37. Olá boa noite.
    O forno quando liga é nas 2 resistências com ventoinha?
    Obrigada, e estão lindos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigado Carla!
      Sim, no meu forno eu usei a opção "ventilado" e com todas as resistências ligadas. Mas cada forno é diferente, poderá por isso variar nos tempos de cozedura e temperatura. Experimente com ventilação e tenha espsecial atenção a partir dos 15 minutos de cozedura. Se achar que nessa altura eles estão bons, retire-os, senão deixe mais 2 minutos. :)
      Obrigado.

      Eliminar
  38. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderEliminar
  39. Olá
    Achei fantástico o facto de teres a Dulce Delight como referência e de teres adaptado a receita dela para a bimby. Eu não sou pessoa de me contentar com a primeira receita que me aparece de algo que queira experimentar. Procuro a mesma em vários sites, blogs, videos, etc até encontrar uma que me inspire mesmo a fazer. O facto de teres a Dulce como referência, gostei imenso, de teres adaptado a receita, melhor ainda, e depois o resultado final na primeira experiência. A parte mesmo chata é a clara envelhecida, mas também é possível fazer sem ser desse jeito. Acho que é tudo uma questão de manhas, truques, dicas. Tudo depende de quem o faz, onde o faz, como o faz e onde o cozinha. Os fornos, não há dois iguais, e cada pessoa tem de experimentar até acertar.
    Obrigada pela partilha, e espero que desde que fizeste a publicação tenhas mesmo experimentado mais sabores e tenha corrido bem.
    Felicidades para o blog.

    ResponderEliminar